Evite paradas indesejáveis! Entre na era do Disaster Recovery.
Não perca dados! Mantenha seus dados espelhados!
Visão geral do espelhamento de Banco de Dados (Microsoft SQL Server).
Espelhamento de banco de dados mantém duas cópias de um único banco de dados que deve residir em diferentes instâncias de servidor de MS SQL Server Database Engine. Normalmente, essas instâncias de servidor residem em computadores em locais diferentes. A partir do banco de dados numa base de dados de espelhamento, inicia uma relação, conhecida como uma sessão de espelhamento do banco , entre as instâncias de servidor. Exemplo, um servidor serve o banco de dados para clientes (servidor principal). O outro exemplo, atua como um servidor de espera quente ou morna (servidor espelho), dependendo da configuração e do estado da sessão de espelhamento. Quando uma sessão de espelhamento de banco de dados é sincronizada, o espelhamento de banco de dados fornece um servidor de espera quente que suporta failover rápido, sem perda de dados de transações confirmadas. Quando a sessão não está sincronizado, o servidor espelho é tipicamente disponível como um servidor em espera passiva (com possível perda de dados).Os servidores principal e espelho comunicar e cooperar como parceiros em uma sessão de espelhamento de banco de dados . Os dois parceiros desempenham papéis complementares na sessão: o principal papel ea função de espelho .
Em qualquer dado momento, um parceiro desempenha o papel principal, e o outro parceiro executa a função de espelho. Cada parceiro é descrito como possuir o seu papel atual. O parceiro que possui a função principal é conhecido como o servidor principal , e sua cópia do banco de dados é o atual banco de dados principal. O parceiro que possui a função de espelho é conhecido como o servidor espelho , e sua cópia do banco de dados é o banco de dados espelho atual. Quando o espelhamento de banco de dados é implantado em um ambiente de produção, o banco de dados principal é o banco de dados de produção .
Espelhamento de banco de dados envolve refazer cada inserção, atualização e excluir a operação que ocorre sobre o principal banco de dados para o banco de dados espelho o mais rápido possível. Refazendo é conseguida enviando um fluxo de dados de registo de transações ativas para o servidor de espelho, o qual se aplica registos de base de dados de registo para o espelho, em sequência, tão rapidamente quanto possível. Ao contrário de replicação, que trabalha no nível lógico, o espelhamento de banco de dados funciona no nível do registro de log físico.
A partir do MS SQL Server 2008, o servidor principal comprime o fluxo de registros de log de transações antes de enviá-lo para o servidor espelho. Esta compressão log ocorre em todas as sessões de espelhamento.
O espelhamento de banco de dados é uma estratégia simples que oferece os seguintes benefícios:
- Aumenta a disponibilidade de um banco de dados – no caso de um desastre, no modo de alta segurança com failover automático, failover rapidamente traz a cópia de espera do banco de dados on-line (sem perda de dados).
- Aumenta a proteção de dados – proporciona redundância completa ou quase completa dos dados, dependendo de se o modo de operação é maior segurança ou de alto desempenho. Qual sua necessidade?
- Melhora a disponibilidade do banco de dados de produção durante as atualizações – para minimizar o tempo de inatividade para um banco de dados espelhado, você pode atualizar sequencialmente as instâncias do SQL Server que estão hospedando os parceiros de failover. Isso vai implicar a paralisação de apenas um único failover. Esta forma de atualização é conhecida como uma atualização sem interrupção.
Acompanhe a Netstructure